segunda-feira, 25 de agosto de 2008

História: Como nasce uma estrela


Fórmulas matemáticas complicadas não encontravam espaço na cabeça de Flávio Ramos, um jovem de 14 anos, cujo pensamento andava longe, numa partida de futebol entre Brasileiros e Ingleses que assistira a alguns dias no campo do Paysandu. Estamos no ano de 1904, e a esta altura o futebol já fascinava Flávio. A idéia de formar um clube no Largo dos Leões, inspirado por um grupo de jovens de Laranjeiras e do Flamengo, que recentemente haviam fundado o Fluminense Football Club, não saía de sua mente.

Um dia, Flávio não resistiu: numa aula de álgebra, rabiscou um bilhete e, sem que o professor percebesse, entregou-o ao colega Emanuel Sodré, a poucas carteiras de distância: "O Itamar Tavares tem um clube de football, que joga na Rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro? Podemos falar com o Arthur César, o Vicente e os irmãos Werneck. O que você acha?". Emanuel não respondeu na hora, mas a partir daquele momento a vida dos alunos do Colégio Alfredo Gomes mudaria para sempre.

Alguns dias depois, na tarde de 12 de agosto de 1904, um grupo de garotos moradores do bairro de Botafogo reuniu-se no Casarão Conselheiro Gonzaga, na esquina da Rua Humaitá com Largo dos Leões, onde fundaram o Electro Club. Esse foi o primeiro nome dado ao Botafogo, já que os meninos decidiram cobrar mensalidade e acharam um talão de um extinto clube com esse nome, que resolveram então adotar.

Mas o Electro Clube durou apenas até 18 de setembro do mesmo ano, quando foi feita outra reunião na casa da avó de Flávio Ramos, Dona Chiquitota, que se assustou diante de um nome tão sem imaginação e resolveu intervir. "Morando onde moram, o clube de vocês só pode se chamar Botafogo". Assim, o clube foi batizado com o nome definitivo e passou a se chamar Botafogo Football Club. O primeiro amistoso, e a primeira vitória, ocorreu no dia 2 de Outubro de 1904, contra o Football and Athletic Club, na Tijuca: 3 a 0 para os meninos da Zona Sul.

Assim nascia o Botafogo Football Clube, que depois de trinta e oito anos de existência, uniu-se a outro Botafogo, o de Regatas, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas. Mas isso é outra história...


Fontes: aqui e aqui.

1 comentários:

Saulo 26 de agosto de 2008 às 10:57  

Que história cara. É fastástico!

  ©2008-2009. Todos os direitos reservados. Arquibancada Alvinegra - O blog do Torcedor Alvinegro.