quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Botafogo-2009 (Por Lédio Carmona)

Reformulação. Essa é a principal palavra do Botafogo em 2009. Nada menos do que 14 jogadores deixaram o clube. Apenas três titulares da temporada passada permaneceram, mas a parte fundamental nesta mudança foi a manutenção da comissão técnica. Por isso, a renovação de contrato com o ótimo Ney Franco será a vantagem do alvinegro para esta temporada.

Vantagem, porque o clube investiu em nomes modestos, até para a grandeza do Botafogo, mas com os dez jogadores, até agora, contratados, todos têm a consciência de que o clube está em processo de transformação. Troca de presidente. Redução do teto salarial. Mas a busca por títulos continua. Por isso, sem alarde, eu acredito que o alvinegro poderá surpreender.


A referência do ataque será Reinaldo. Com ele, Weldon (que ainda precisa assinar contrato) poderá fazer uma boa dupla. Maicosuel e Lucas Silva serão os armadores da equipe. É pouco, mas se entrosados, podem se tornar o diferencial. E ainda conta com Túlio Souza, destaque do Coritiba, em 2007, mas ainda não vingou no alvinegro. Por isso, já passou da hora de mostrar o verdadeiro potencial.


Para o desarme, Leandro Guerreiro terá que ser o jogador da temporada de 2007. Ao lado de L. Guerreiro, uma dúvida. Thiaguinho, utilizado como ala no ano passado, poderá retornar ao meio-de-campo, como volante, que é a posição de origem, ou Fahel, que fez um bom Brasileirão pelo Goiás, também poderá ser escalado nesta posição. Na lateral, Alessandro e Eduardo, respectivamente, na direita e na esquerda, são os homens de confiança do treinador. Mas os dois precisam mostrar serviço, principalmente o Eduardo. Na zaga, Teco e Wellington formarão a dupla inicial. Mas Caso Ney Franco adote o esquema 3-5-2, Juninho também poderá ser escalado, como líbero. No gol, Castillo ou Renan? Prefiro o Renan.


Com esta equipe, o Botafogo entra na briga pelo Carioca e até pela Copa do Brasil. No Brasileirão, a equipe ficará na zona de classificação da Copa da Sul-Americana e, quem sabe, sonhar com uma vaga na Libertadores.


Quem chegou: Reinaldo (Atacante, JEF United/JAP); Diego (Atacante, Nacional/POR); Fahel (Volante, Goiás); Jean Carioca (Meia, ABC); Wellington (Zagueiro, Cruzeiro); Teco (Zagueiro, Grêmio); Batista (Volante, Avaí); Léo Silva (Volante, Cruzeiro); Maicosuel (Meia, Palmeiras); Juninho (Zagueiro, São Paulo) Podem chegar: Wéldon (Atacante, Cruzeiro); Renato (Meia, Maccabi Haifa/ISR); Victor Simões (Atacante, Chunanm/COR); David (Meia, Atlético Paranaense); Carlinhos Bala (Atacante, Cruzeiro)


Quem saiu:
Diguinho (Volante, Fluminense); Lúcio Flávio (Meia, Santos); Triguinho (Lateral esquerdo, Santos); Renato Silva (Zagueiro, São Paulo); Alexandro (Atacante, Santo André); Edson (Zagueiro, Fortaleza); Wellington Paulista (Atacante, Cruzeiro); Túlio (Volante, Corinthians); Jorge Henrique (Atacante, Corinthians); Luciano Almeida (Lateral esquerdo, dispensado); Adriano Felício (Meia, dispensado); André Luís (Zagueiro, dispensado); Fábio (Atacante, dispensado); Gil (Atacante, Internacional)

Time-base (4-4-2):
Renan (Castillo), Alessandro, Teco (Juninho), Wellington e Eduardo; Leandro Guerreiro, Fahel (Thiaguinho), Lucas Silva e Maicosuel; Reinaldo e Wéldon (Diego) Técnico: Ney Franco

fonte: jogo aberto

1 comentários:

Vinícius Barros 7 de janeiro de 2009 às 13:18  

Erros dele nesse texto(na minha opinião):
"...a renovação de contrato com o ótimo Ney Franco" Ótimo? Putz!

"A referência do ataque será Reinaldo. Com ele, Weldon (que ainda precisa assinar contrato) poderá fazer uma boa dupla." Weldon é horrível! Pode vir a ser a pior contratação do Botafogo até agora!

"Ao lado de L. Guerreiro, uma dúvida. Thiaguinho, utilizado como ala no ano passado, poderá retornar ao meio-de-campo, como volante..." Falou maior besteira! Só temos 2 laterias-direitos e o Tiaguinho é um deles... não vai retornar a posição original, não!

"Na zaga, Teco e Wellington formarão a dupla inicial." Pelo amor de Deus... a zaga vai ser Teco e Juninho e ninguém tem dúvidas disso!

  ©2008-2009. Todos os direitos reservados. Arquibancada Alvinegra - O blog do Torcedor Alvinegro.