quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia D no Clube dos Treze

Dia D, dia de definições sobre o valor que cada clube receberá referente às feitas pelo PPV.


Ué, perguntará o leitor atento, e a tal pesquisa com os índices de participação de cada torcida? Cada clube não receberia o correspondente à participação de seus torcedores na compra dos pacotes?


Sim, as pesquisas definiram os percentuais a que cada time terá direito. Para relembrar, segue a lista com os dez primeiros:

Pos.

Clube

%

Flamengo

13,84

Corinthians

9,21

São Paulo

8,77

Palmeiras

8,23

Grêmio

8,17

Internacional

6,87

Cruzeiro

6,56

Vasco da Gama

6,46

Atlético – MG

5,94

10º

Fluminense

5,55


Inicialmente, o Clube dos Treze divulgou em nota oficial, e este Olhar Crônico Esportivo publicou, que essa pesquisa em uso seria válida até junho, e a partir de 1º de julho passariam a valer os dados de uma nova pesquisa, que seria realizada em final de maio, começo de junho. Entretanto, não é bem assim e essas atuais pesquisas valerão por todo o ano de 2009, a menos que os clubes, em assembléia, optem por ter novos dados em junho.


Os atentos leitores perceberam que estou me referindo às pesquisas e não à pesquisa. Isso, naturalmente, tem uma razão de ser. Na verdade, foram feitas duas pesquisas separadamente, uma pelo Datafolha e outra pelo Ibope. Até onde sei, embora feitas por diferentes institutos, ambas tiveram metodologia e amostras semelhantes. Os percentuais vistos acima e os demais, são, na verdade, o produto da média entre as duas pesquisas.


Houve uma ou outra diferença entre ambas, como, por exemplo, em uma o Corinthians estava em segundo lugar e o São Paulo em terceiro, enquanto a outra apontava o São Paulo em segundo e o Corinthians em terceiro. Na soma e divisão, ficou o resultado oficial visto acima, com o alvinegro à frente do tricolor.


Embora não tenha sido divulgada a listagem completa dos clubes, alguns deles ficaram somente com traços nas pesquisas ou com percentuais muito baixos. Visando evitar problemas, foi acordado que haverá um percentual mínimo a ser recebido por cada um dos clubes. É esse percentual que estará em discussão hoje, na reunião do Clube. Este blogueiro ouviu que o índice de 1,5% tem boas chances de ser o aprovado.


Isso acontecendo, os clubes com maior participação nos resultados perderão uma lasca de suas participações, mas a divisão da verba ficará livre de contestações.


O valor-base para a divisão foi estipulado em R$ 110 milhões. Se o PPV vender assinaturas além desse valor, o excedente, como em outros anos, será dividido entre os clubes por critério técnico, ou seja, premiando-se os participantes do Campeonato Brasileiro da Série A do 1º ao 16º lugar.

O dia hoje aqui em São Paulo amanheceu nublado, com garoas e chuvas leves e a temperatura baixa, quase fria. Da chuva e da garoa nada sei, mas a temperatura, com certeza, aumentará um bocado.

Principalmente numa certa sala de reuniões…

Por Emerson Gonçalves

0 comentários:

  ©2008-2009. Todos os direitos reservados. Arquibancada Alvinegra - O blog do Torcedor Alvinegro.