sábado, 23 de agosto de 2008

Botafogo x Vasco 85 anos de história


Neste domingo o nosso Fogão tenta sua sétima vitória seguida no brasileiro. E 7 é numero da sorte do Glorioso. Para chegarmos a essa seqüência de vitórias temos pela frente o Vasco. Esse clássico se trata de um dos mais emocionantes do futebol brasileiro.

Aqui em baixo algumas curiosidades sobre o clássico. Vale a pena ler !

Em 1934, ambas as equipes foram campeãs estaduais. O Vasco da Gama pela Liga Carioca de Football, com 8 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 28 gols feitos e 16 sofridos. O Botafogo foi campeão pela Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, com 6 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 21 gols feitos e 10 sofridos.

Nas finais de campeonatos cariocas, as equipes se encontraram apenas 4 vezes, e a vantagem é absoluta do Botafogo, campeão em todas oportunidades.


A primeira foi em 1948. Onze clubes disputaram o campeonato em turno e returno. Nilton Santos estreou no Botafogo naquela competição, a primeira com a obrigação dos times de usarem a numeração nas camisas.




Botafogo e Vasco chegaram na última rodada, em 12 de dezembro, com o mesmo número de pontos e de forma surpreendente o Alvinegro carioca derrotou o time vascaíno, o Expresso da Vitória, por 3 a 1, com gols de Paraguaio, Braguinha e Otávio .O gol do Vasco foi marcado pelo botafoguense Ávila. O elenco campeão foi formado por: Osvaldo, Gérson e Nilton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha. Já o grande Vasco jogou com: Barbosa, Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Friaça, Ademir, Dimas, Ipojucan e Chico.



Vasco e Botafogo voltaram a decidir um título novamente em 1968. Apesar de precisar apenas de um empate, o Botafogo goleou o Vasco por 4 a 0, em 9 de junho, quando diante de mais de 140 mil pessoas no Maracanã. Os gols foram marcados por Roberto, Rogério, Jairzinho e Gérson. O Botafogo foi escalado com Cao, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César Lima. O Vasco da Gama entrou em campo com Pedro Paulo, Jorge Luís, Brito, Ananias (Sérgio) e Ferreira; Buglê e Danilo Menezes; Naldo (Alcir), Nei, Valfrido e Silvinho.





Depois de 22 anos, em 29 de julho de 1990, em um campeonato que teve um controverso regulamento, o Botafogo, com um gol de Carlos Alberto Dias, venceu o Vasco e conquistou o bicampeonato. O Botafogo foi campeão com Ricardo Cruz, Paulo Roberto, Wilson Gottardo, Gonçalves e Renato; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Djair, depois Gustavo; Donizete, Valdeir e Carlos Alberto Dias. O Vasco perdeu com Acácio, Luís Carlos Winck, Célio Silva, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro, Tita e William, depois Roberto; Sorato e Bismarck.



Em 1997, novamente se encontraram para decidir um campeonato, desta vez em duas partidas, nos dias 5 e 8 de julho. O primeiro jogo foi vencido pelo Vasco por 1 a 0, com gol de Ramon. Na segunda partida, o Botafogo devolveu o resultado, com um gol de Dimba, e foi campeão, uma vez que levava vantagem de acordo com o regulamento. O Botafogo foi para a final com Vagner, Wilson Goiano, Jorge Luís, Gonçalves e Jéferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aírton, depois Marcelo Alves; Dimba e Bentinho. O Vasco perdeu com Caetano, Alex, Moisés e Felipe; Luisinho, depois Luís Cláudio, Fabrício, Juninho, Ramon, depois Brener; Pedrinho e Edmundo.


Com informações: blogdobirner.net

0 comentários:

  ©2008-2009. Todos os direitos reservados. Arquibancada Alvinegra - O blog do Torcedor Alvinegro.